BLOG POST | Agência Digital

Fashion Trip #4: Alemanha

Já o levámos a viajar pelos Estados Unidos da América, pelo Japão e pela França. Hoje vamos dar um salto até à Alemanha, um mercado fortíssimo em que, cada vez mais, Portugal tem tentado entrar e manter-se forte.

Quando falamos em exportações, é importante pensar que é muito mais fácil colocar produtos portugueses em qualquer país comunitário do que num fora da União Europeia. Por isso, os empresários portugueses de têxtil e calçado têm vindo a apostar nas feiras dentro da UE não só para dar a conhecer os produtos portugueses como para abrir a porta à sua exportação.

Não é por isso de estranhar que muitos empresários escolham a feira de calçado de Dusseldorf (a segunda maior do mundo) para expor os seus produtos. Acresce que, as importações de calçado na Alemanha têm vindo a aumentar, sobretudo em valor, sendo certo que é o terceiro país a receber o maior número de exportações de calçado portuguesas. Só no ano passado foram exportados dez milhões de sapatos, totalizando 220 milhões de euros para a Alemanha.

Mas, importa ter em mente que os consumidores alemães são exigentes pelo que a qualidade de excelência e o cumprimento de prazos são factores cruciais para que consiga exportar para a Alemanha. Por exemplo, a marca portuguesa Xuz nascida em Lisboa pela mão de duas sócias é uma das que, actualmente, mais exporta para a Alemanha. E, a ela somam-se muitas outras que têm na maior economia europeia um porto seguro de exportação.

Portanto, se está a pensar iniciar a exportação dos seus produtos para a Alemanha, saiba que pode ser um bom negócio. Mas, obviamente, em primeiro lugar terá que estudar o mercado e perceber que a Alemanha segue rigorosamente as regulamentações europeias (que deverá conhecer). Assim, prepare-se para estudar o código alfandegário e, bem assim, o código TARIC (Tarifa Integrada da União Europeia) que define as taxas aplicáveis além, claro, de ter que saber os impostos nacionais.

Caso não tenha experiência em exportações, é recomendável que contrate profissionais intermediários para que tudo corra de feição. Prepare-se para o rigor e pontualidade alemãs e bons negócios!

Catarine Martins