× Entraremos em contacto assim que possivel.
× Obrigado por se inscrever na nossa NewsLetter.
× Obrigado por se inscrever no nosso Blog.
× Desculpe, mas para continuar necessita concordar com nossa política de privacidade e/ou preencher todos os campos.

TopicBLOG POST | Consultora de Gestão

Saiba como internacionalizar a sua empresa

Por Postado a

Saiba como internacionalizar a sua empresa

Se tem um negócio - sobretudo se está ligado à indústria têxtil ou do calçado - provavelmente já sentiu vontade de internacionalizar a sua empresa.  E, uma vez que o mercado português é pequeno, internacionalizar é a melhor forma de garantir a saúde do seu negócio e, claro, das vendas.

 

Assim, em primeiro lugar importa referir que há, de facto, vantagens na internacionalização. Entre elas conta-se, como já referimos, a potencialização do negócio pelo aumento das vendas, parcerias internacionais com a entrada em novos mercados, melhoria do posicionamento estratégico e, também, uma padronização dos processos internos de forma a tornar a sua empresa mais competitiva lá fora.

 

Por isso, se a única dúvida que lhe resta se prende com o como internacionalizar a sua empresa, estes são aspetos fundamentais que tem que ter em atenção:

 

1- Já lhe falámos aqui da análise Swot e de como ela é importante para a sua empresa. E, quando começar a pensar em internacionalização é necessário que esteja seguro quanto à capacidade de exportação do seu negócio e, bem assim, da aceitação dos seus produtos em mercados estrangeiros. Por isso, a palavra chave aqui é planeamento: identifique as oportunidades e entraves do mercado internacional e perceba quais são os pontos fracos e fortes da sua empresa.

 

2- Os apoios à internacionalização: são vários os apoios existentes à internacionalização das empresas pelo que, é de grande importância que os estude no sentido de perceber se faz sentido recorrer a eles. Ao contrário do que possa pensar, não há mal algum em lançar mão a esses apoios, muito pelo contrário. Pode ser o impulso de que precisa para levar o seu negócio para o mercado externo.

 

3- Tão importante quanto os dois pontos atrás mencionados é, obviamente, fazer um plano de internacionalização. Faça uma análise e determine quais são os objetivos da sua empresa ao internacionalizar-se, qual o orçamento disponível e necessário, em que mercados quer entrar, que produtos pretende exportar e as características dos mercados para os quais pretende exportar.

 

4- Estude todos os requisitos legais e jurídicos. Tão importante quanto conhecer o mercado para o qual pretende exportar é conhecer os seus requisitos legais de exportação. Aqui, a nossa sugestão é que contrate profissionais qualificados que tenham experiência com a internacionalização de empresas. É que, sejamos francos, a última coisa que vai querer (e que pode tornar-se um obstáculo muito grande) é não cumprir de forma rigorosa todos os procedimentos legais do mercado para o qual quer exportar.

 

5- Por último, estabeleça um preço de exportação em função dos vários mercados para os quais vai exportar. Lembre-se que, tem necessariamente que ajustar os valores dos seus produtos em função do mercado para o qual vai exportar e das suas particularidades.

 

É claro que, como diz o ditado “nem tudo são rosas” na internacionalização. Mas, apesar das desvantagens, em que podemos incluir, por exemplo, a demora do retorno financeiro associado aos custos de adaptação ao mercado onde quer entrar, a burocracia e a contratação de profissionais especializados, a verdade é que internacionalizar a sua empresa abre-lhe todo um novo leque de oportunidades e de vendas em que, seguramente, vale a pena investir.

 

Assim, é claro que vale a pena internacionalizar a sua empresa. Apenas esteja preparado para o fazer de forma segura e concertada de modo a que a sua entrada em outros mercados seja um sucesso.

Os nossos especialistas desenvolveram um eBook, totalmente gratuito, com os "10 mandamentos" obrigatórios para que possa exportar os seus produtos com sucesso. Poderá descarregar este documento no link abaixo.

cta-iamge

Comentários (0)



Deixe o seu comentário