× Entraremos em contacto assim que possivel.
× Obrigado por se inscrever na nossa NewsLetter.
× Obrigado por se inscrever no nosso Blog.
× Desculpe, mas para continuar necessita concordar com nossa política de privacidade e/ou preencher todos os campos.

TopicBLOG POST | Consultora de Gestão

Como financiar o meu negócio com o Portugal 2020

Por Postado a

Como financiar o meu negócio com o Portugal 2020

O acordo de parceria assinado entre Portugal e a Comissão Europeia está organizado em 4 domínios temáticos: Competitividade e Internacionalização; Inclusão Social e Emprego; Capital Humano e Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O programa operacional da Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) está vocacionado para um crescimento inteligente nos domínios da estratégia de Investigação e Inovação das empresas, em particular as PME. O programa procura estimular o empreendedorismo a capacidade inovadora e o desenvolvimento de estratégias mais avançadas, baseadas em recursos humanos qualificados e com um forte enfoque na cooperação e noutras formas de parceria, como redes e clusters.

Dos Eixos definidos como prioritários, destacamos os seguintes sistemas de incentivos:

Inovação e Empreendedorismo

  • O seu objetivo será a produção de novos/melhorados bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, criando oportunidades de internacionalização ou reforçando a qualidade do tecido empresarial das regiões.
  • Taxa de Juro 0%.
  • O incentivo a conceder, para as despesas elegíveis é calculado através da aplicação de uma taxa base de 35%, a qual poderá ser acrescida de majorações, não podendo a taxa ultrapassar 75%.

Em função da avaliação dos resultados do projeto, pode ser concedida a isenção de reembolso de uma parcela do incentivo reembolsável, até ao limite máximo de 45%.

Qualificação e Internacionalização de PME

  • O seu objetivo será desenvolver processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.
  • Taxa de Juro 0%
  • O incentivo a conceder, para as despesas elegíveis é calculado através da aplicação de uma taxa máxima de 45%
  • Nos custos elegíveis com a contratação de recursos humanos altamente qualificados a taxa de incentivo é de 50%.

A parcela de incentivo concedida será totalmente isenta de reembolso.

Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas

  • Aumentar o investimento empresarial em I&I, alinhado com os domínios prioritários da estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente
  • Taxa de Juro 0%
  • O incentivo a conceder, para as despesas elegíveis é calculado através da aplicação de uma taxa base de 25%, a qual poderá ser acrescida de majorações, não podendo a taxa ultrapassar 85%.
  • Os incentivos são não reembolsáveis até um milhão de por beneficiário. A partir deste valor, 75% é não reembolsável e 25% reembolsável.

Antes de iniciar o investimento, deverá analisar cuidadosamente a sua empresa, ou seja, o que necessita de ser melhorado e de que forma o negócio pode evoluir. Significa que antes de pensar no incentivo é importante definir qual é o seu projeto e se os objetivos envolvem áreas como vendas para o estrangeiro, investir em fontes renováveis de energia para a sua empresa, diminuir o tempo de produção ou contratar pessoas qualificadas.

Sente-se confuso ou ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco, estamos aqui para ajudar.

Comentários (0)



Deixe o seu comentário