× Entraremos em contacto assim que possivel.
× Obrigado por se inscrever na nossa NewsLetter.
× Obrigado por se inscrever no nosso Blog.
× Desculpe, mas para continuar necessita concordar com nossa política de privacidade e/ou preencher todos os campos.

TopicBLOG POST | Agência Digital

Descubra a importância da segmentação de clientes

Por Postado a

Descubra a importância da segmentação de clientes

Atualmente, e cada vez mais, os clientes e consumidores procuram uma experiência de compra personalizada. Ou seja, para as empresas isto significa que quanto melhor conhecerem os seus clientes e potenciais clientes (buyer personas) e as suas jornadas enquanto compradores, maiores são as hipóteses de lhes oferecer conteúdo relevante que vai de encontro às suas expectativas. E isto só é possível, claro, através da segmentação.


O que é a segmentação?

 De forma bastante simples, dir-se-ia que a segmentação de clientes é o processo de transformar grandes grupos de pessoas em pequenos grupos, de acordo com os seus comportamentos, dados demográficos e interesses em comum.

A partir daí, é possível oferecer uma experiência de compra “individualizada” a cada um desses grupos, através de conteúdo relevante para os aspetos que têm em comum.


Como é que a segmentação é importante numa estratégia de inbound marketing?

 Cada vez mais a segmentação das audiências aparece como um dos fatores principais no inbound marketing e do marketing de automação. Não é difícil perceber porquê. Afinal, quanto mais informação se tiver acerca de um cliente maiores as hipóteses de personalizar a sua experiência de compra de acordo com as suas preferências, o que é muito mais eficaz do que tentar chegar a toda a gente (incluindo pessoas que, obviamente, não têm qualquer interesse nos seus produtos). Como já lhe dissemos anteriormente, o objetivo não é ganhar mais tráfego global mas, ao contrário, ganhar tráfego de pessoas predispostas a comprar os seus produtos. E, isso só é possível através da segmentação.


Assim, através da segmentação poderá:

-       Distinguir os vários tipos de público alvo;

-       Personalizar o conteúdo de acordo com os interesses desse público alvo:

-       Ir de encontro às suas necessidades específicas o que abre um canal de comunicação com esses clientes/ potenciais clientes;

-       Construir uma relação de lealdade baseada em conexões relevantes feitas durante a jornada do comprador;

-       Acelerar o processo de compra.

 

Como é que posso segmentar o meu público alvo?

 Atualmente são várias as estratégias de segmentação. Desde as básicas - que se baseiam em dados demográficos como a localização, a idade, a profissão, etc - até às mais complexas que se prendem com segmentar a audiência através dos interesses comuns ou com os estados na sua jornada de comprador.

 

Porque é que a jornada do comprador é tão importante?

 A internet é, inegavelmente, uma fonte de informação poderosa onde todos lutam por aparecer no topo quando a questão é o SEO. Ou seja, numa altura em que toda a gente procura informação online é importante que a sua empresa seja a fonte de informação na sua área de negócio. Isto porque, segundo dados apresentados, 57% dos processos de compra estão concluídos muito antes de a pessoa ver diretamente um anúncio à empresa. Por sua vez, 67% dos consumidores procura informação online, em vez de ir a uma qualquer loja da especialidade relacionada com a sua pesquisa. E, bem assim 72% dos consumidores procuram conteúdo personalizado que se relacione com o estado da sua jornada enquanto comprador.

Estudos apontam ainda que 95% dos consumidores compram e dão preferência a empresas que criam conteúdo interativo que se prende com as suas necessidades e valores.

 

Ou seja, independentemente das estratégias usadas para segmentar o seu público alvo, é importante filtrar a informação e integrá-la com o seu CRM, dados das redes sociais e outras informações disponíveis acerca do consumidor e perceber qual o estado em que se encontra o seu comprador na jornada do comprador para aplicar aí a segmentação. Isto permitir-lhe-á ir de encontro às necessidades do seu potencial cliente e, claro, fidelizá-lo como cliente.

cta-iamge

Comentários (0)



Deixe o seu comentário