× Entraremos em contacto assim que possivel.
× Obrigado por se inscrever na nossa NewsLetter.
× Obrigado por se inscrever no nosso Blog.
× Desculpe, mas para continuar necessita concordar com nossa política de privacidade e/ou preencher todos os campos.

TopicBLOG POST | Consultora de Gestão

7 Dicas para internacionalizar o meu negócio

Por Postado a

7 Dicas para internacionalizar o meu negócio

Internacionalizar, voar além-fronteiras, aventurar-se na panóplia de oportunidades que os novos mercados oferecem.

Quem nunca desejou conquistar os mercados do mundo?

O comércio internacional está cheio de oportunidades e o sector da moda e calçado português é cada vez mais respeitado e desejado. Quando olhamos para fora, o nosso público é o Mundo e todos temos o nosso espaço para brilhar.

Hoje em dia, graças à globalização, conquistar novos mercados não é impedimento para os empresários.

Estas são as 7 dicas sobre como internacionalizar o seu negócio:

  • Faça um check up à sua empresa. Perceba quais os seus pontos fortes, os pontos fracos, qual a sua diferenciação no mercado nacional e internacional. Em suma, faça uma análise swot à sua empresa face ao mercado internacional e defina a sua estratégia. 
  • Defina um plano de internacionalização. Peça ajuda, analise a concorrência e alie-se aos melhores. Neste momento, temos a desenvolver-se em Portugal, o FAMEST, que segundo os próprios, visa estudar e desenvolver o mercado da moda e calçado, inovando, qualificando e internacionalizando. 
  • Conheça o mercado internacional: só assim pode ajustar o seu produto, a comunicação e os preços. Cada país tem as suas especificidades e alguns simplesmente não servem para o seu negócio. Como tal, e porque os consumidores podem ser completamente diferentes de um país para o outro, é muito importante compreender a necessidade de segmentação de clientes.
  • Avalie a logística e os meios de transporte a não ser que tenha um produto exclusivamente digital. Apesar de cada vez ser mais fácil e rápido assegurarmos um serviço de entregas, tenha sempre em conta as especificidades legais da exportação para cada país, bem como os custos associados. Isso também vai influenciar os seus preços. Veja um exemplo de condições legais de acesso caso decida exportar para o Japão
  • Supere barreiras, sejam linguísticas, alfandegárias, legais ou organizacionais. Quando decidiu enveredar pelo caminho da internacionalização, assumiu-se uma pessoa resiliente. As burocracias internacionais são difíceis, mas nada é impossível. Faça parcerias, conheça empresários locais e tire duvidas, não se esqueça de estudar a cultura e nunca desista. Siga o nosso exemplo e veja algumas das coisas que pode fazer para, por exemplo, exportar para França.
  • Use e abuse dos apoios nacionais à internacionalização. O Portugal 2020 tem financiamentos com características muito apelativas que podem assegurar aquele impulso que faltava. Apoios para feiras, marketing e comunicação e melhoria dos processos de produção são apenas alguns dos contemplados. E se existem, nada melhor do que os aproveitar. Para lhe poupar trabalho, nós explicamos como pode financiar o seu negócio com o Portugal 2020 e quais são os sistemas de incentivo à internacionalização

Acima de tudo, permita-se crescer e explorar o desconhecido. Rodeie-se de pessoas que sejam uma mais valia para o seu objetivo que é conquistar os mercados internacionais e não tenha medo de procurar ajuda especializada.

Comentários (0)



Deixe o seu comentário