× Entraremos em contacto assim que possivel.
× Obrigado por se inscrever na nossa NewsLetter.
× Obrigado por se inscrever no nosso Blog.
× Desculpe, mas para continuar necessita concordar com nossa política de privacidade e/ou preencher todos os campos.

TopicBLOG POST | Agência Digital

Fashion Trip #9: Dinamarca

Por Postado a

Fashion Trip #9: Dinamarca

Se quer expandir o seu negócio e as exportações estão no seu plano de futuro próximo, continue a ler e viaje connosco até à Dinamarca.

 A verdade é que este país da Escandinávia tem-se destacado, e muito, por ser um dos mercados mais avançados e seguros do mundo para além, claro, do impressionante PIB per capita. É que, a Dinamarca possui um PIB à volta dos 309 mil milhões de euros, além de constar do top 10 dos países com maior PIB per capita na Europa.

 Assim, a população dinamarquesa - que ascende aos 5,6 milhões de habitantes - tem um elevado poder de compra o que, claro, faz do mercado dinamarquês um destino interessante para as exportações.

 Para além disso, a economia dinamarquesa é extremamente aberta e receptiva às importações e aos produtos estrangeiros no geral. Na verdade, e porque por lá o mercado concorrencial é forte, segundo dados apresentados pelo Doing Business Report (num estudo elaborado pelo Grupo Mundial) apontam para que a Dinamarca seja o 1º país da Europa e o 3º do mundo onde é mais fácil fazer negócios.

 Importante é realçar que os pontos fortes da economia dinamarquesa prendem-se com as áreas farmacêuticas e da biociência e, bem assim com as energias renováveis e a indústria agroalimentar e marítima.

 E eis que chegamos à boa notícia para todos os empresários portugueses do sector têxtil: nos primeiros cinco meses deste ano houve uma aceleração do crescimento da exportação têxtil, sobretudo no vestuário. Entre Janeiro e Maio registou-se um aumento de 2,2% sendo que, nestes primeiros cinco meses do ano o valor total de exportações de vestuário atingiu os 1,34 mil milhões de euros, um valor mais alto quando ao comparado com o mesmo período do ano passado que registou o valor de 1,31 mil milhões de euros.

 Assim, as exportações para o mercado dinamarquês também contribuíram para este saldo positivo, com um aumento considerável de mais 18,8%, num total de 20,97 milhões de euros, o que faz da Dinamarca um bom destino para as exportações portuguesas.

Como exportar para a Dinamarca?

Embora seja um mercado bastante interessante, nunca é fácil entrar num novo mercado. Assim, essa decisão implica uma estratégia a longo prazo e, claro, algum esforço.

Isto significa que terá que, num momento anterior ao da entrada no mercado, identificar os potenciais clientes, as características específicas do seu nicho no mercado dinamarquês e, claro, as oportunidades mais promissoras.

 Com efeito, quando estiver a fazer o “trabalho de casa” é importante consultar todas as informações que conseguir, na Internet, sobre empresas dinamarquesas. Veja, por exemplo, o site do Kompass ou o do Europages. Aqui, não só encontrará informações úteis como perceberá melhor os detalhes de sobre como estabelecer contactos de forma a começar a exportar para a Dinamarca.

 Outra dica importante prende-se com, antes de começar a exportar, visitar feiras de comércio de forma a familiarizar-se com os mercados para os quais quer exportar. Isto porque, os principais actores do sector (sejam compradores ou vendedores) estão sempre presentes nas feiras mais conhecidas desse mesmo setor. Consequentemente, se planear as feiras onde deve ir e onde estarão as pessoas que pode abordar, terá feito uma pesquisa que lhe dará bastantes frutos por um custo absolutamente razoável. Isto para não falar do facto de se colocar a par das tendências do setor e, assim, poder adequar a sua oferta aos importadores escandinavos, tornando-a mais interessante e atractiva.

 Nas feiras comerciais dinamarquesas muitos dos presentes são importadores pelo que, pode ser uma boa maneira de estabelecer alguns contactos. Se quiser saber mais informações visite o site do Fairlink, o Conselho Escandinavo de Feiras de Comércio.

Por último, mas não menos importante, consulte os serviços de promoção comercial da Dinamarca e, claro, estude a legislação. Depois, se considerar pertinente, pode mesmo visitar o país, de forma a familiarizar-se com a cultura empresarial e, claro, se já tiver um comprador em vista. Mas lembre-se que os dinamarqueses provavelmente marcarão várias reuniões até fechar o negócio, pois isso faz parte da sua cultura empresarial. E, pode mesmo acontecer eles quererem vir a Portugal visitar a sua fábrica e perceber todo o processo de produção antes de fecharem o negócio. Assim, na primeira viagem que fizer à Dinamarca vá com expectativas de negócio moderadas, uma vez que o mais provável é que o negócio não se realize de imediato. Nesse sentido, importa também que estude a cultura empresarial do país.

 Com efeito, se tem um negócio no sector têxtil, informe-se e prepare-se de forma a poder começar a exportar para um mercado tão interessante quanto receptivo. Há inúmeras empresas de consultoria que não só ajudam com toda a burocracia e informações necessárias, como o ajudam a definir uma estratégia lucrativa de inserção em mercados estrangeiros.

Do que está à espera para colocar os seus produtos no norte da Europa?


 

 

 

Outros Fashion Trips:

Itália | Reino Unido | Espanha | Holanda | Alemanha | França | Japão | EUA

Comentários (0)



Deixe o seu comentário