× Entraremos em contacto assim que possivel.
× Obrigado por se inscrever na nossa NewsLetter.
× Obrigado por se inscrever no nosso Blog.
× Desculpe, mas para continuar necessita concordar com nossa política de privacidade e/ou preencher todos os campos.

TopicBLOG POST | Agência Digital

Quais os países que mais importam calçado Português?

Por Postado a

Quais os países que mais importam calçado Português?

Desde 2009 que as exportações no setor do calçado português têm vindo a aumentar. Atualmente, o setor do calçado exporta mais de 95% da sua produção para 152 países.

A indústria do calçado português destaca-se pelos seus produtos de alta qualidade e com um design moderno, ocupando o 10.º lugar na lista de maiores exportadores de calçado de couro e em 7.º no “ranking” de calçado impermeável.

Portugal passou dos 56 para os 79 milhões de pares de calçado, ganhando quota na produção europeia. Este aumento de 41% faz a diferença face a países como a Alemanha , Reino UnidoItália ou  França .

Como vimos, o setor do calçado é bastante internacionalizável, pelo que, para além da importância do conhecimento acerca dos países que mais importam calçado português, também deve dominar estratégias para aumentar vendas internacionais na indústria do calçado.  

O preço médio de exportação de um par de sapatos fabricados em Portugal ronda os 23,5€, no entanto, o preço médio de um par de sapatos exportados para a China, ronda os 42€, o preço mais alto entre todos os 152 países de destino dos sapatos nacionais. A China é o maior mercado de calçado do mundo, a par com mais três países asiáticos: Índia, Indonésia e Japão, que também estão entre os 10 melhores consumidores de calçado.

Atualmente, os principais países de destino das exportações portuguesas de calçado são a França, Alemanha, HolandaEspanha e Reino Unido, sendo que a indústria portuguesa de calçado elegeu como mercado prioritário para diversificação das exportações os EUA e promete fazer um bom trabalho para o maior importador de calçado do mundo.

Também o mercado Nipónico está a ser abordado por 15 empresas portuguesas, cuja abordagem começou através da sua participação na Fashion World Tokyo. O mercado Japonês irá funcionar como “rampa de lançamento” para outros mercados asiáticos, segundo a APICCAPS.

Gostava de saber um pouco mais acerca dos países referidos, nomeadamente no que toca aos principais grupos de produtos exportados pelo mercado nacional?

Fizemos um pequeno levantamento de informações relativamente a cada um dos 6 países que foram identificados como os principais destinos das exportações portuguesas de calçado. Ora veja:

França

A França é o segundo país mais populoso da UE e de acordo com o Ministério da Economia de França, mantém-se uma perspetiva de crescimento de 1,5%. Também é esperado um crescimento relativamente às exportações, na ordem dos 3% em 2016 e 2017. Calçado e vestuário fazem parte dos produtos mais vendidos por Portugal ao mercado Francês, nomeadamente calçado com sola externa de borracha.

Alemanha

Em termos do PIB a preços correntes, a Alemanha é a 4ª maior economia a nível mundial, a seguir aos EUA, á China e ao Japão. O calçado é um dos produtos que se destacam nas exportações portuguesas para a Alemanha, nomeadamente calçado com sola externa de borracha, plástico, couro e parte superior de couro natural.

Holanda

A Holanda pra além de possuir uma localização estratégica, possui um elevado rendimento per capita e em 2016, o calçado foi o produto que Portugal mais vendeu para a Holanda, nomeadamente calçado de couro (13,1% do total).

Espanha

A Espanha possui cerca de 46,4% milhões de habitantes e registou um crescimento de 3,2% em 2016. Relativamente às exportações do calçado de Portugal para Espanha, apesar de este fazer parte dos produtos mais exportados, são produtos como veículos, máquinas e equipamentos mecânicos e máquinas de equipamentos elétricos que ocupam as primeiras três posições.

Reino Unido

O Reino Unido é a 5ª economia mundial e a população britânica é de cerca de 65 milhões de habitantes. No que diz respeito ao calçado, apesar de nos primeiros 9 meses de 2016 ter havido uma quebra de 2,4% nas vendas de calçado face ao período homólogo do ano anterior, este faz parte do grupo de produtos que são relevantes em termos da oferta portuguesa.

Estados Unidos da América (EUA)

Os Estados Unidos da América são o terceiro maior país do mundo com uma população que representa cerca de 4,4% da mundial. Relativamente ao calçado, espera-se que este seja um dos sectores de crescimento significativo do investimento a par com os têxteis, e ao contrário das máquinas e químicos que deverão sofrer uma redução.

Japão

O Japão é a terceira maior economia a nível mundial a seguir aos Estados Unidos da América e á China. Possui cerca de 127 milhões de pessoas e tem um PIB per capita de 39 110 USD. Relativamente à estrutura das exportações portuguesas para o Japão, o calçado ocupa a 3ª posição (7,5%), principalmente calçado com sola externa de borracha, plástico ou couro e parte superior de couro natural. Destaca-se que no final de 2016, houve um acréscimo superior a 70%, passando de 7,5 para 13 milhões de euros nas exportações para a Ásia.

Sente que a sua empresa está pronta não só para exportar mais, como também para internacionalizar a sua própria marca? Conheça os sistemas de incentivo à internacionalização atualmente em vigor, bem como algumas dicas do que deve fazer para que tudo corra pelo melhor. Em último caso, conheça o que podemos fazer por si.

Aproveitamos também para o convidar a descarregar o eBook abaixo, totalmente gratuito, onde poderá consultar algumas dicas para aumentar as vendas internacionais na indústria do calçado.

cta-iamge

Comentários (0)



Deixe o seu comentário